30 protetores solares que querem ser vossos amigos.

Acabou. Finito. Bye. Para terminar a série de artigos acerca do uso de protetor solar com chave de ouro e inclusivamente cerejinha no topo do bolo, fiz o trabalho de casa e apresento-vos algumas sugestões de produtos que cumprem o seu propósito com rigor e precisão. Assim, recomendo qualquer um destes trinta produtos (incluindo dois como bónus) sem quaisquer reservas e parcerias, porque, como já devem imaginar, nenhumas destas empresas quer saber de mim para alguma coisa (exceto enquanto cliente, obviously). 😉

#theccchoices

Acho que, em primeiro lugar, deveria apresentar quatro produtos que utilizo diariamente ou quando a ocasião assim o requer. É uma rotina com a qual atualmente me sinto confortável, o que não implica que não possa sofrer alterações futuras.

1. Khiel’s Ultra Light Daily UV Defense SPF 50 / PA +++ .

khiels_ultra_light_daily_uv_defense_protetor_solar_resenha_avaliacao_opiniao_é_bom
Fonte: khiels.de.

A Khiel’s é, sem dúvida, a minha marca favorita do grupo L’Oréal e uma das poucas às quais não hesito em confiar as minhas maiores preocupações cutâneas. O protetor solar Khiel’s Ultra Light Daily UV Defense SPF 50 PA +++ é, desde há dois anos, o meu protetor solar facial de eleição. Sou fã da sua fórmula clinicamente avançada bem como da textura hidratante, embora não propriamente oleosa. É um produto leve, assemelhando-se a uma loção ou gel, e que não deixa a pele com um tom esbranquiçado, ao contrário de outros protetores solares, o que tenderá a dissuadir algumas pessoas do uso deste tipo de produtos.

Ao incluir os filtros solares Mexoryl SX e Mexoryl XL (UVA), ingredientes patenteados pelo grupo L’Oréal, em combinação com octinoxato (UVB) assim como dióxido de titânio (UVA e UVB), é um produto que, aproveitando-se da sinergia entre estes componentes, oferece proteção duradoura contra a radiação UVA e UVB. Contém ainda vitamina E e alguns extratos herbais, como grão de milho, folha de hortelã-pimenta, levedura e rosa-rubra. Como tenho vindo a mencionar, a vitamina E tem propriedades antioxidantes e protege as células contra o impacto do stress oxidativo. Por seu lado, os extratos acima poderão contribuir para a saúde cutânea, mas, tendo em conta que ocupam os últimos lugares da lista de ingredientes do produto, talvez não estejam incluídos em quantidade suficiente para realmente fazer a diferença. De qualquer forma, são sempre uma presença agradável.

Um fator que, a meu ver, diferencia este protetor solar de muitos é precisamente a sua capacidade PA+++, que era, até (salvo erro) 2013, o grau mais avançado de proteção. Esta refere-se ao grau de proteção contra radiação UVA e é uma designação particularmente usada em protetores solares japoneses e sul-coreanos, sendo complementar ao conceito de SPF.

Assim, protege contra os diferentes tipos de fotões ultravioleta, com especial atenção à radiação UVA, principal responsável pela formação de radicais livres associada à exposição solar e possíveis alterações a nível do ADN. Oferecendo também proteçāo contra escaldões, a marca alega que o seu produto “ajuda a proteger contra sinais do envelhecimento precoce associado à radiação ultravioleta, nomeadamente marcas, manchas e rugas”.

Particularmente indicado para: Todos os tipos de pele, segundo a informação concedida pela marca. A sua fórmula é, como havia mencionado, leve, alegadamente não comedogénica e não contém substâncias oleosas nem perfumes. Graças às suas propriedades hidratantes, considero-o um bom protetor solar para peles normais, secas ou mistas. Peles sensíveis ou de tendência acneica que procedam a tratamentos de aplicação tópica poderão reagir negativamente à presença dos parabenos Methylparaben e Ethylparaben neste protetor solar, pelo que, por exemplo, outras sugestões desta lista seriam mais indicadas. Contém silicones.

2. Khiel’s Activated Sun Protector Sunscreen for Body SPF 50.

L6689501_720x600-compressor
Fonte: khiels.de.

Se te confio a cara, também te confio o corpo! Sobretudo para momentos de exposição à luz solar relativamente prolongados ou em dias de maior calor, gosto de usar um produto com fator de proteção mais elevado, pois, apesar de ser incapaz de proteger a pele completamente, confere uma sensação de maior segurança por filtrar / dispersar um número superior de raios ultravioleta. Assim sendo, escolho o Khiel’s Activated Sun Protector Sunscreen for Body SPF 50 para idas à praia (sempre que o rei faz anos), passeios e ocasiões que exijam a minha presença no exterior durante períodos de maior calor.

Contém uma fórmula patenteada de agentes de proteçāo solar: avobenzona (UVA), homosalato (UVB), octisalato (UVB), octocrileno (UVB) e oxibenzona (UVA e UVB). De frisar é ainda a presença de vitamina E, que tende a ser cada vez mais comum em produtos desta tipologia. Possui ainda extrato de baga goji, visando a neutralização dos efeitos dos radicais livres. Estabelecendo algumas diferenças com o protetor solar de rosto acima mencionado, o Khiel’s Activated Sun Protector Sunscreen for Body SPF 50 foca-se na proteçāo contra a radiação UVB, contrariando a direçāo seguida pelo produto anterior. Visa a prevenção de escaldões e cancro da pele, não se concentrando propriamente na questão de sinais de envelhecimento associados à exposição solar.

Não são empregues ingredientes como Mexoryl SX e Mexoryl XL, o que confere uma menor durabilidade à proteçāo. É, no entanto, uma decisão compreensível, por não se tratar de um protetor solar para o rosto e pescoço, zonas particularmente delicadas. O fator de proteçāo solar 50 assegurará que 97 porcento dos fotōes ultravioleta que atinjam a pele serão filtrados ou dispensados, sendo que a presença de diversos ingredientes poderá garantir uma proteçāo mais coesa e plural. Para além do mais, oferece resistência à água e ao suor com duraçāo de cerca de oitenta minutos. A reaplicaçāo é, em todos os casos, fundamental.

Particularmente indicado para: Sendo uma fórmula de textura leve e não contendo parabenos, poderá contrastar com alguns produtos no mercado que possam conter agentes que irritem sobretudo peles sensíveis, com doenças cutâneas ou tendência acneica. Recomendaria-o sem reservas a qualquer tipo de pele, não fosse a presença de avobenzona, havendo evidência que poderá causar irritação em peles bastante sensíveis. Nada como experimentar, não é? Vão a uma loja e apliquem uma pequena quantidade de produto, a modo de identificar qualquer reação. Contém silicones.

3. Nivea Sun Protect & Moisture SPF 30.

292682-Nivea-Sun-200ml-Lotion-F-301-compressor
Fonte: bmstores.co.uk.

Um clássico de verão! Pessoalmente, considero este produto com menor fator de proteção solar uma aposta ideal para dias de inverno, ocasiões em que se decide ficar por casa ou para reaplicações no escritório vulgo prisão remunerada. Se adquirido numa versão com maior fator de proteção solar, é ideal para a exposição ao sol de maior duração. Tenho o maior respeito por empresas cuja longevidade é inegável e a Nivea é um excelente exemplo disso. Para tantos anos de sucesso certamente contribuiu um portefólio atraente, eficaz, de confiança e acessível. O Nivea Sun Protect & Moisture, disponível em diferentes factores de proteção solar, corrobora o que foi acima exposto.

Oferecendo proteção contra a radiação UVA e UVB, contém os filtros solares homosalato e octocrileno (UVB) bem como dióxido de titânio (UVA e UVB). Possui propriedades hidratantes associadas ao uso de ingredientes como dimeticona, glicerina, glicerídeos de coco hidrogenado, estearato de glicerilo e ácido tetradecanoico. A fórmula inclui vitamina E. Na minha opinião, as suas principais vantagens residem na alegada proteção imediata, embora recomende sempre aguardar alguns minutos para que os ingredientes químicos possam atuar devidamente, e na resistência à água. É um protetor solar competente, cumprindo o seu dever sem deixar o tão detestado filtro esbranquiçado na pele.

Particularmente indicado para: Peles que privilegiem hidratação e proteção solar simultâneas. Para peles com tendência acneica (em particular com acne corporal) talvez fosse melhor optar por uma fórmula com uma menor quantidade de substâncias hidratantes. Outro fator a ter em atenção é a presença de fragrâncias, sobretudo perfume. Apesar de não conter parabenos, possui álcoois que poderão causar irritação em peles sensíveis. Se é uma preocupação vossa, recomendo que considerem outros produtos comercializados pela Nivea, sobretudo protetores solares para crianças ou bebés, especialmente indicados para peles com maior sensibilidade. Contém silicones.

4. Avene Cream for Sensitive Areas SPF 50+ .

avene-sun-care-17568-compressor
Fonte: cocooncenter.co.uk.

Um pequeno tubo de grande utilidade… Assim descrevo o Avene Cream for Sensitive Areas!  É ideal para garantir que a pele sensibilizada por via de feridas ou a borbulha bastante rara não ficará desprotegida perante a radiação ultravioleta, conferindo-lhe assim cuidados adicionais de proteção. Escolhi precisamente o protetor solar com coloração ligeiramente rosada em detrimento da típica cor branca, pois auxilia-me a camuflar cicatrizes e borbulhas.

Não consideraria, contudo, aplicar este produto em todo o rosto, porque iria parecer um flamingo com prisão de ventre. Nada errado com a coloração do protetor solar, é só que o meu tom de pele é amarelado. Ah, regressemos ao produto em si! É um protetor solar que contém o ingrediente mineral de proteção solar dióxido de titânio (UVA e UVB). Para além do mais, a sua fórmula tem ainda ingredientes como a renomeada água termal da Avène bem como algumas substâncias emolientes tais como glicerina e glicosídeo de tocoferol, que é  também uma forma de vitamina E. É um produto simples, mas eficaz.

Particularmente indicado para: Zonas sensíveis e peles intolerantes. Tratando-se de um produto sem álcool desnaturado, fragrâncias ou parabenos, o risco de uma reação cutânea associada ao seu uso será reduzido. É particularmente ideal para a proteção de zonas sensíveis como o contorno ocular, feridas, imperfeições, orelhas, ombros e nariz. Contém silicones.

Algumas boas ideias para o rosto:

Apresento-vos quinze sugestões para a proteção solar do rosto. Aqui, a minha escolha incidiu em produtos com um SPF mínimo de 50 e proteção contra a radiação UVA e UVB. Procurei avaliar uma lista que se demarcasse pela diversidade, renome das marcas apresentadas e rigor da proteção, tentando sugerir produtos para diferentes finalidades e orçamentos.

5. La Roche-Posay Anthelios XL Face Ultra Light Fluid SPF 50+ .

11091806-2524278248012877-compressor
Fonte: lookfantastic.de.

Este produto tem estado em tudo o que é sítio! Com razão, diria eu. Segundo a informação avançada pela marca, será um protetor solar capaz de prevenir alergias associadas à exposição solar. Prevenirá o aparecimento de melasma durante a gravidez, oferecendo ainda proteção contra o envelhecimento cutâneo precoce e danos associados à exposição solar bem como pigmentação.

É ainda recomendado pela marca a pessoas cuja pele tenha relativa sensibilidade à luz solar, também observável sob a forma de alergia; peles com rosácea; para zonas com barba e também para pessoas afetadas por calvície. Será também ideal para peles normais a mistas, sendo também apropriado para aquelas com tendência acneica. Bom demais para ser verdade? Analisemos! 🙂

A sua fórmula é clinicamente exigente. Contendo os agentes de proteção solar avobenzona (UVA), octocrileno (UVB), Mexoryl SX e XL (UVA), Tinosorb S (UVA e UVB) bem como Uvinul T 150 (UVB), é uma fórmula bastante plural. Inclui ainda vitamina E e gluconato de zinco. Se, por seu lado, a vitamina E contribui para a neutralização dos efeitos dos radicais livres no organismo, o zinco contribui para a manutenção de uma pele normal. Em suma, é um protetor solar químico que oferece uma panóplia de ingredientes cuja eficácia estará cientificamente provada.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de peles e preocupações, como poderão ler acima. Para além do mais, o produto não contém parabenos ou fragrâncias. Gostaria apenas de abordar duas questões: a presença de avobenzona, que, por vezes, poderá causar reações em peles extremamente sensíveis, e o uso de álcool desnaturado. A avobenzona aparenta ser o principal ingrediente de proteção usado, atendendo à sua posição na lista, mas, devido à diversidade da fórmula, talvez não exista em quantidade suficiente para causar uma reação. Por seu lado, a presença de vitamina E atenuará os efeitos do álcool na barreira da pele. Todavia, este poderá causar reações cutâneas em casos raros. Sou de opinião que a marca não faria alegações que, não sendo comprovadas, poderiam danificar a sua credibilidade. Como disse e repito, nada como experimentar antes de adquirir! Contém silicones.

6. Shiseido Ultimate Sun Protection Cream Wetforce SPF 50+ .

s1684737-main-Lhero-compressor
Fonte: sephora.com.

Na medida em que o contacto com água reforça o seu efeito, é também um produto inovador. É referido como vencedor de diversos prémios, sendo ainda um dos produtos mais vendidos da marca e uma recomendação da Skin Cancer Foundation. Segundo a marca Shiseido, a tecnologia WetForce permite expor o rosto a água, aumentando assim a eficácia da fórmula. Para além disso, é mencionado que este protetor solar ajudará a reduzir a aparência do fotoenvelhecimento graças à tecnologia exclusiva SuperVeil-UV 360™.

Os seus ingredientes ativos são octinoxato (UVB), octocrileno (UVB), dióxido de titânio e óxido de zinco (UVA e UVB). Dos ingredientes com menor atividade destacam-se a ectoína, extratos de begónia-morango (Saxifraga sarmentosa), solidéu do baical (Scutellaria baicalensis), Sophora augustifolia bem como extrato de jambo (Syzygium jambos), vitamina E e substâncias emolientes como glicerina, alguns tipos de glicóis e miristato de isopropila. Existe alguma evidência científica de que extrato de Sophora augustifolia reduzirá a transferência de melanina, associada à hiperpigmentação cutânea, e que ingredientes derivados de Scutellaria baicalensis serão capazes de providenciar proteção ultravioleta. A begónia-morango apresentará potencial antioxidante e anti-inflamatório. Restará saber as quantidades usadas para obter tais resultados em estudo e comparar com aquelas empregues na fórmula do produto.

Particularmente indicado para: Alegadamente diferentes tipos de pele. Este produto não contém parabenos. Apesar de conter álcool e fragrância, as aparentemente reduzidas quantidades, indicadas pelo facto de se encontrarem nos lugares finais da lista de ingredientes, poderão prevenir reações por parte de peles mais sensíveis. De qualquer forma, apliquem um pouco de produto numa pequena zona do vosso corpo (antebraço, por exemplo) antes de adquirirem. Contém silicones.

7. Neutrogena Sheer Zinc™ Dry-Touch Sunscreen Broad Spectrum SPF 50.

5_450
Fonte: walgreens.com.

É um protetor solar com ingredientes de proteção solar de origem mineral. Destaca-se pelo facto de conter Purescreen®, uma tecnologia com óxido de zinco e alegadamente de origem 100% natural. Para além do mais, a marca Neutrogena menciona que o seu produto protege duas vezes mais contra os raios UVA do que o produto líder do mercado com ingredientes ativos de tipo mineral.

É um produto que mantém a sua lista de ingredientes reduzida, o que não comprometerá a sua eficácia. O único ingrediente ativo é óxido de zinco (UVA e UVB), destacando-se ainda a presença de sumo de flor, folha e caule da planta tanaceto (Chrysanthemum Parthenium). Um estudo de 2009 aparenta confirmar a eficácia anti-inflamatória de extratos de tanaceto sem partenolídeos sem incrementar simultaneamente a sensibilidade cutânea ou imunitária. Para além do mais, o produto é fácil de aplicar, não sendo oleoso e secando rapidamente graças à sua textura leve. É um protetor solar alegadamente não comedogénico  e com resistência de oitenta minutos a água e suor.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, incluindo aquelas mais sensíveis. Recebeu o National Eczema Association Seal of Acceptance™, sendo considerado indicado para pessoas com doenças cutâneas que aumentem a sensibilidade da pele. Não contém fragrâncias, recorrendo alternativamente a pelo menos um álcool aromático. A sua fórmula não recorre a parabenos, substâncias químicas irritantes, colorantes e ftalatos. Contém silicones.

8. Clinique Pep-Start™ Daily UV Protector Broad Spectrum SPF 50.

s1898725-main-Lhero-compressor
Fonte: bhg.com.

É uma novidade! Este protetor solar contém maioritariamente ingredientes de proteção solar de origem mineral e caracteriza-se pelo facto de deixar um tom translúcido na pele, podendo aperfeiçoar a tez. É, segundo a marca, ideal para quem não se maquilhar ou para uso anterior à aplicação de maquilhagem.

Mas, como havia referido aqui, muitos dermatologistas são unânimes no que toca à questão de que o protetor solar deverá constituir o último passo da rotina de beleza. Talvez  queiram considerar esse aspeto no que toca à aplicação deste produto. Sendo um protetor solar mineral, ou seja, que usa filtros físicos, é bastante importante que seja aplicado sob qualquer produto, porque, não sendo absorvidos, estes ingredientes ativos têm de permanecer na superfície da pele para poderem cumprir a sua função. Por isso, leiam o artigo que mencionei para verem algumas dicas acerca da aplicação de protetor solar em combinação com maquilhagem.

Regressando ao produto em si, contém dióxido de titânio e óxido de zinco (UVA e UVB). No que toca aos ingredientes não ativos desta fórmula, destacam-se octinoxato (UVB), proteína de trigo hidrolisada, que, quando usada em produtos cosméticos, é tida como uma substância com propriedades hidratantes para a pele e cabelos, bem como óxidos de ferro, que contribuem para a ligeira coloração do produto e, muito possivelmente, para a capacidade deste protetor solar de aperfeiçoar a aparência da tez.

Particularmente indicado para: Peles normais, mistas, secas, sensíveis e oleosas. Não contém parabenos, sulfatos ou ftalatos. Para além do mais, não inclui fragrâncias, óleo e é um produto alegadamente não acnegénico, o que limitará a probabilidade de o seu uso causar acne. Graças à presença de diversos emolientes, poderá corrigir a falta de hidratação de peles relativamente secas, se bem que poderá, em casos muito raros, ser demasiado para peles de tendência acneica ou bastante oleosas. Contém silicones.

9. Nivea SUN Protect & Bronze Face Cream SPF 50+  .

media
Fonte: continente.pt.

Como havia referido acima, procuro apresentar uma lista diversa, na qual qualquer pessoa, independentemente do seu tipo de pele e necessidades específicas, poderá encontrar um produto que lhe agrade. O Nivea SUN Protect & Bronze Face Cream SPF 50+ é, por um lado, um protetor solar com uma fórmula que prima pela ausência de substâncias autobronzeantes e, por outro, ideal sobretudo para peles normais a secas com necessidade de hidratação prolongada.

A base da fórmula é relativamente semelhante ao terceiro produto desta lista. Oferecendo proteção contra a radiação UVA e UVB, contém os filtros solares homosalato, ensulizol, octissalato e octocrileno (UVB) bem como avobenzona (UVA) e Tinosorb S (UVA e UVB), substância que poderá colmatar a degradação de outros agentes de proteção menos estáveis como a avobenzona.

Possui uma textura leve assim como características hidratantes associadas ao uso de ingredientes como glicerina, dimeticona, glicerídeos de coco hidrogenado e estearato de glicerilo. A fórmula inclui vitamina E. Acrescentaria ainda que a função bronzeadora associado ao nome do produto é, creio, conferida pelo conceito de pro melanina associado ao ingrediente ácido glicirretínico que, em alguns estudos, evidenciou potencial de estimulação da melanogénese, processo pelo qual se forma melanina. Trataria esta informação com alguma caução, dada a reduzida quantidade de estudos e a natureza dos mesmos.

Particularmente indicado para: Peles que privilegiem a hidratação e proteção solar simultâneas. Para peles com tendência acneica talvez fosse melhor optar por uma fórmula com uma menor quantidade de substâncias hidratantes. Outro fator a ter em atenção é a presença de fragrâncias, sobretudo perfume. Apesar de não conter parabenos, possui álcoois que poderão causar irritação em peles sensíveis. Se é uma preocupação vossa, recomendo que considerem outros produtos comercializados pela Nivea, nem que se tratem de protetores solares para crianças ou bebés, especialmente indicados para peles com maior sensibilidade. Contém silicones.

10. Supergoop! Everyday Sunscreen SPF 50.

supergoop_everydaysunscreen_spf50_900x900
Fonte: birchbox.com.

Se a origem do protetor solar e os créditos da mesma serão um tema controverso, a reinvenção deste tipo de produtos não o será. A marca Supergoop! dedica-se exclusivamente ao desenvolvimento e comercialização de protetores solares modernos e eficazes, sendo ainda a sua visão o encorajamento do uso deste tipo de produtos. Normalmente, tendo a achar que muitas histórias de empresas são embelezadas para criar interesse, mas é louvável a inspiração ter surgido após uma amiga da fundadora ter sofrido de cancro da pele. Acresce ainda o facto da tenista Maria Sharapova deter, desde 2014. uma parte considerável da Supergoop!

É um protetor solar com proteção contra a radiação UVA e UVB, com resistência a água e suor com duração de oitenta minutos e sem óleo. A marca alega que o seu produto “protege contra os raios solares (para maior exatidão, poderiam ter mencionado a palavra ultravioleta), defendendo a pele do fotoenvelhecimento e da desidratação”. Para além do mais, é um produto de textura leve, hidratante e de rápida absorção que contém a Cellular Response Technology, alegadamenente rica em antioxidantes.

Bom demais para ser verdade? Analisemos, gente! Os seus ingredientes ativos são homosalato, octinoxato e octisalato (UVB) bem como avobenzona (UVA). É claramente uma loção, devido à presença de ingredientes como isododecano, e possui propriedades hidratantes (ou, pelo menos, capacidade de retenção da hidratação cutânea) por via de substâncias como, por exemplo, glicerina, lecitina, alantoína, álcoois gordos, dimeticona e lactato de laurila. Contém vitamina E, embora aparente ser em menor quantidade que alguns dos produtos acima analisados.

Contém óleos de patchouli, pau-rosa, laranja, limão, eucalipto e gerânio cheiroso bem como extratos de manjericão e mata-pasto (Senna alata), a eubatéria Thermus thermophillus e beta-glucano oriundo de extrato de aveia. Entre estes, o manjericão, pau-rosa e os citrinos substituem, em grande parte, o tipo de fragrâncias normalmente usadas em produtos cosméticos.

Particularmente indicado para: Diria para diferentes tipos de pele, desde seca até normal. É um produto que permite a aplicação sem deixar um filtro esbranquiçado na pele. Algumas reservas devem-se ao facto de ser um protetor solar químico. Apesar de não ser um produto de textura oleosa, a presença de avobenzona, ainda que numa quantidade de cerca de 3%, bem como do fotoestabilizador Polyester-8, que poderá causar irritação em peles bastante sensíveis, será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou delicadas. Contém silicones.

11. Avene Mineral Ultra-Light Hydrating Sunscreen Lotion SPF 50+ .

2754174-compressor
Fonte: makeupalley.com.

Segundo a marca Avène, este produto oferecerá benefícios como o uso de filtros solares de origem exclusivamente mineral; proteção UVA e UVB com fator de proteção solar de 50+; oito horas de hidratação; máxima resistência a água com duração de oitenta minutos; uma textura transparente, leve e que não é esbranquiçada; adequação a diferentes tipos assim como tons de pele e, por fim, uma aplicação praticamente invisível.

Este protetor solar contém dióxido de titânio assim como óxido de zinco (UVA e UVB). De destacar é a presença de água termal Avène bem como de uma forma particularmente fotoestável de vitamina E, que contribui para a proteção contra o stress oxidativo. Perguntar-se-ão como é possível oferecer um protetor solar mineral cuja textura é leve bem como pouco esbranquiçada: Magic! Uma espécie de magia de laboratório, digamos… O produto contém diversas formas de dimeticona, um emoliente com propriedades hidratantes que confere fluidez ao produto, e substâncias estabilizadoras como ácido esteárico e ácido polihidroxiesteárico.

Particularmente indicado para: Todos os tipos de pele, incluindo peles bastante sensíveis, intolerantes ou de tendência alérgica. É um produto ideal para peles que foram submetidas a tratamento ou intervenções de diferente natureza, acrescendo ainda o facto de poder satisfazer as necessidades específicas de peles pouco maduras, nomeadamente a partir dos seis meses de idade. Tratando-se de um produto sem álcool desnaturado, fragrâncias ou parabenos, o risco de uma reação cutânea associada ao seu uso será reduzido. Contém silicones.

12. Darphin Soleil Plaisir Anti-Aging Suncare SPF 50.

darphin-soleil-plaisir-22541-compressor
Fonte: cocooncenter.co.uk.

Anti-aging é um conceito de marketing. Para referência futura, isto será aplicável a qualquer produto nesta lista. Mas o uso quotidiano de protetor solar é um passo essencial na prevenção do envelhecimento precoce. Entendido? Avaliemos as características do produto.

Este protetor solar protege contra a radiação UVA e UVB. Contém octinoxato, homosalato e octisalato (UVB), avobenzona (UVA) e Tinosorb S (UVA e UVB). A sua fórmula possui ainda ingredientes como óleo de coco, abacate e karanja, extrato de algas marinhas avermelhadas (Hypnea musciformis / Gellidiela acerosa), cafeína, hialuronato de sódio, colesterol, acetil-glucosamina, o aminoácido ergotioneína, fitoesteróis de soja, vitamina E bem como mica, um grupo mineral que é, muitas vezes, empregue como corante ou atribuidor de brilho.

É uma das fórmulas mais diversificadas e, diria até, interessantes que tive o prazer de analisar até agora. Recorre a diversos agentes de proteção solar, sendo que mais importante que a quantidade será sempre a qualidade. Felizmente, a presença de Tinosorb S colmata a diminuta estabilidade da avobenzona. Agrada-me a presença de vitamina E e a pluralidade da fórmula. A presença de óleos de origem vegetal, fitoesteróis de soja e colesterol, usado em cosméticos como amaciador cutâneo, confere propriedades hidratantes tal como suavizantes a este protetor solar. As características antioxidantes deste produto são, concretamente, atribuídas pela vitamina E assim como por extratos de algas marinhas. A aplicação tópica de antioxidantes, bem como das acima mencionadas formas de glucosamina e ácido hialurónico tem vindo crescentemente a ser estudada e demonstrar a sua eficácia. Contudo, é importante não esquecer a ingestão destes nutrientes por via de uma alimentação equilibrada e amiga da pele.

Particularmente indicado para: Todos os tipos de pele, segundo a marca. Alegadamente, o protetor solar não é comedogénico, sendo resistente à água. Algumas reservas devem-se ao facto de ser um protetor solar químico. Apesar de não ser um produto de textura oleosa, a presença de avobenzona, fragrâncias, corantes e do fotoestabilizador Polyester-8, que poderá causar irritação em peles bastante sensíveis, será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou delicadas. Contém silicones.

13. Paula’s Choice Extra Care Non-Greasy Sunscreen SPF 50.

sun-care-extra-care-non-greasy-sunscreen-spf-50-2320-L-compressor
Fonte: paulaschoice.com.

A fundadora da marca Paula’s Choice, Paula Begoun, não inventou a indústria cosmética, mas tornou informação outrora apenas nas mãos de especialistas acessível a milhões de pessoas em todo o mundo. Sendo alguém que sofreu de doenças cutâneas como eczema e acne desde tenra idade, procurou, dada a sua insatisfação com as propostas de dermatologistas e restantes médicos, a solução para estes problemas de forma alternativa. Mais tarde, viria a conferir representatividade no mercado de produtos cosméticos a pessoas que, tal como ela, têm uma pele sensível e / ou de tendência acneica.

Sendo alguém que reconhece a importância do uso quotidiano de protetor solar como forma de evitar sinais de fotoenvelhecimento, Paula Begoun concebeu este protetor solar especialmente para peles mistas e oleosas. É um produto que oferece proteção contra os raios ultravioleta UVA e UVB, tendo ainda resistência a água com duração de 80 minutos. Os ingredientes de proteção solar utilizados são homosalato, octisalato, octicrileno (UVB), avobenzona (UVA) bem como oxibenzona (UVA e UVB). Destacam-se ainda substâncias como dimeticona, que poderá contribuir para a hidratação cutânea; as vitaminas A, C e E, com reconhecidas propriedades antioxidantes; dióxido de titânio, sendo que, neste caso, é apenas usado para melhorar a textura do produto final; finalmente, extrato de espruce da Noruega (Picea excelsa) e sumo de aloe vera, com características calmantes e suavizantes. Acresce ainda a vantagem deste produto poder ser aplicado tanto no rosto como no corpo.

Particularmente indicado para: Sobretudo peles mistas e oleosas, podendo ainda ser uma boa escolha para outros tipos de pele. Tal como os restantes produtos da Paula’s Choice, não contém fragrâncias, não é irritante e o recurso a testes em animais é inexistente. Apesar de substâncias como avobenzona ou oxibenzona poderem ser irritar peles particularmente sensíveis, creio que a reduzida quantidade usada aliada à presença de ingredientes calmantes como extrato de espruce da Noruega e sumo de aloe vera deverão evitar reações alérgicas ou irritação cutânea. Mas, como gosto de dizer, se a sensibilidade cutânea for uma preocupação vossa, não hesitem em experimentar o produto numa pequena área do vosso corpo durante alguns minutos antes de o adquirirem. Contém silicone.

14. Biotherm Crème Solaire Anti-Âge SPF 50.

PF17015_300x315
Fonte: biotherm.com.

Kudos à Biotherm por mencionar que este protetor solar é indicado para o rosto, pescoço e zona peitoral / decote, algo que é mais raro do que poderão pensar. Tratando-se de três zonas com particular sensibilidade cutânea, é bastante apropriado aplicar o protetor solar de rosto também no pescoço e peito. Ou apenas colocar um protetor solar qualquer nestas zonas. O pior que poderá acontecer é absolutamente esquecer a aplicação nestas áreas do corpo.

Abordando o produto propriamente dito, é, como os produtos acima, um protetor solar com proteção UVA e UVB cuja fórmula é bastante diversificada. É resistente à água e não contém parabenos. Os ingredientes de proteção solar são octocrileno, octisalato e Uvinul T 150 (UVB), avobenzona, Mexoryl XL e Mexoryl SX (UVA),  Tinosorb S bem como dióxido de titânio (UVA e UVB). O produto contém ainda vitamina E, óleo de soja, fermento de Vitreoscilla, adenosina, extrato de folha de fedegoso gigante (Cassia alata) e hialuronato de sódio. As substâncias acima mencionadas complementarão a ação dos agentes de proteção solar nesta fórmula, graças às investigadas propriedades calmantes e, em alguns casos como o do óleo de soja, vagamente fotoprotetoras. Por seu lado, a vitamina E, adenosina e hialuronato de sódio oferecerão características antioxidantes e preventivas de sinais associados ao envelhecimento precoce. O óleo de soja, extrato de fedegoso gigante (Cassia alata) e o fermento de Vitreoscilla terão ainda um efeito suavizante e hidratante.

Particularmente indicado para: Ideal para peles secas a normais, podendo ainda ser indicado para peles mistas. Apesar de não ser um produto de textura oleosa, a presença de avobenzona, fragrâncias e álcool será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou delicadas. Contém silicone.

15. Clarins Sunscreen for Face Wrinkle Control Cream SPF 50+ .

s1321223-main-zoom-compressor
Fonte: sephora.com.

O nome é apelativo – adoro! -, mas estejam cientes que o aparecimento de rugas se deve a uma panóplia de fatores que nem sempre são passíveis de controlo por via do uso de produtos cosméticos. Aqui, a terminologia correta seria “controlo do aparecimento de rugas associadas ao envelhecimento precoce causado pela exposição solar”. É neste âmbito que este e outros produtos desta lista poderão prestar um excelente contributo. No caso do Clarins Sunscreen for Face Wrinkle Control Cream SPF 50+, destaca-se ainda a presença da combinação de ingredientes Phyto-Sunactyl 2.

É um protetor solar com fator de proteção solar 50+ e que abrange simultaneamente os fotões UVA e UVB. Os ingredientes ativos desta composição são homosalato, octisalato, octocrileno (UVB), avobenzona (UVA) e oxibenzona (UVA e UVB). Gostaria de salientar ainda a presença de sumo de folha de aloe vera, vitamina E, extrato de levedura bem como óleo de girassol. Como acima referido, a fórmula pauta-se também pelo uso da tecnologia Phyto-Sunactyl 2, que inclui extratos de ervilha, fedegoso gigante (Cassia alata), oliveira, embondeiro e casca de plátano de Virgínia (Platanus occidentalis).

Particularmente indicado para: Peles normais, secas, mistas e oleosas, segundo a informação divulgada pela marca. A presença de avobenzona, uma relativa quantidade de fragrâncias bem como de álcool será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou sensíveis, apesar do uso de sumo de folha de aloe vera, que poderá aliviar sensações de irritação cutânea. A cremosidade da textura poderá também requerer cautela para aqueles que possuem peles mistas e / ou de tendência acneica. Não contém silicones.

16. Bioderma Photoderm AR SPF 50+ / UVA 33.

ar-compressor
Fonte: bioderma.com.

Inclui este produto na minha super duper lista por aliar as vantagens de um protetor solar ao alívio de sinais de vermelhidão cutânea. Segundo informação divulgada pela marca, este produto será capaz de reduzir e prevenir vermelhidão graças à patente Rosactiv™. Garantirá ainda proteção contra a radiação UVA e UVB, contornando ainda efeitos nocivos do sol como escaldões e intolerância solar. Graças ao uso da patente biológica Cellular Bioprotection™, activará as defesas naturais da pele, combatendo o envelhecimento cutâneo precoce e protegendo contra os riscos dos danos a nível celular.

É um produto com fator de proteção solar 50+ e valor de defesa contra os raios UVA de 33, o que será equivalente a uma relação superior a 1/3 entre estes dois tipos. Relembremos que é necessária uma relação mínima de 1/3 em relação ao SPF para que um determinado produto possa legalmente alegar a capacidade de proteção contra os raios UVA. É um protetor solar com resistência à água, o que não significará que a reaplicação não é necessária. Não contém fragrâncias nem parabenos, sendo ainda fotoestável, hipoalergénico e alegadamnte não comedogénico. É ainda um protetor solar com cor.

Contém os agentes de proteção solar octocrileno (UVB), avobenzona (UVA), Tinosorb S e Tinosorb M (UVA e UVB) bem como ácido glicirretínico, vitamina E, extrato de folha de ginkgo biloba, ectoína, manitol, ramnose, frutooligosacarídeos, extrato de kelp, extrato de gérmen de soja, óleo vegetal hidrogenado, triglicerídeos de ácido cáprico e caprílico, óxidos de ferro tal como dióxido de titânio. Em particular e no que toca à questão da vermelhidão e inflamação cutâneas, alguns estudos corroboram a possível ação positiva do ácido glicirretínico. A ectoína, o extrato de kelp e de gérmen de soja contribuirão também para o alívio de sinais de vermelhidão cutânea.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, com especial atenção a peles sensíveis com tendência ou existência de doenças do foro cutâneo, segundo a informação divulgada pela marca. Será um produto ideal para pessoas que evidenciem sinais de vermelhidão, alergia à luz solar ou sejam alvo de inflamação. A presença de avobenzona será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de elevadíssima sensibilidade. Gostaria ainda de alertar para a possibilidade de a coloração deste protetor solar poder não se adequar a alguns tons de pele. Contém silicones.

17. Khiel’s Ultra Light Daily UV Defense Mineral Sunscreen SPF 50 PA +++ .

ultra_light_daily_uv_defense_mineral_sunscreen_spf_50_3605970754099-compressor.png
Fonte: khiels.co.uk.

Esta é a alternativa da Khiel’s para aqueles que possam desejar um produto com ingredientes de proteção solar de origem mineral. O Khiel’s Ultra Light Daily UV Defense Mineral Sunscreen SPF 50 PA +++ destaca-se graças à ausência de parabenos e de filtros solares químicos. Alegadamente não comedogénico, não contém fragrâncias. Protege contra a radiação UVA e UVB enquanto aperfeiçoará o tom natural da pele após a aplicação. Este protetor, cuja textura é translúcida e não oleosa, ajudará a “prevenir escaldões e diminuir o risco de cancro da pele bem como o envelhecimento prematuro da pele (rugas, perda de elasticidade e pigmentação)”.

O ingrediente de proteção solar usado é o dióxido de titânio, aquele que será dos menos irritantes para peles com considerável sensibilidade. A fim de prevenir o muitas vezes indesejável tom esbranquiçado conferido pelo uso de dióxido de titânio como ingrediente de proteção solar, a Khiel’s alega ter recorrido a uma forma micro-fina deste ingrediente. O uso de pigmentos minerais como óxidos de ferro contribuirá, por seu lado, para a ligeira coloração deste protetor solar. Daí a importância de abanar bem o produto antes de cada utilização. Segundo a informação da marca acerca do produto, será adaptável a diferentes tons de pele, desde os mais claros até aos mais escuros. Esta fórmula contém ainda vitamina E.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, sendo particularmente indicada para tipos de pele de tendência acneica ou peles com relativa sensibilidade, segundo a informação divulgada pela marca. Não contém fragrâncias, parabenos, agentes de proteção solar de origem química ou álcool desnaturado. É um produto alegadamente testado em pele sensível. A considerar será, contudo, a coloração do produto. Apesar de ser designada de universal e, por isso, indicada para diferentes tons de pele, poderá não ser do agrado geral, pelo que recomendaria, tal como em todos os casos acima, experimentar antes de adquirir. Contém silicones.

18. Kate Somerville UncompliKated SPF 50 Soft Focus Makeup Setting Spray.

1_tall_skinny_uncomplikated_hero-compressor
Fonte: katesomerville.com.

Sobretudo para aqueles que desejem aplicar maquilhagem e usufruir dos benefícios do uso de protetor solar sem se preocuparem com a aparência da primeira ou a eficácia do segundo. Cada vez mais se aposta em diferentes formatos de protetor solar para atrair consumidores com necessidades específicas e o spray é definitivamente um deles! O Kate Somerville UncompliKated SPF 50 consiste numa espécie de spray fixador de maquilhagem que visa a proteção contra a radiação UVA e UVB. Contribui alegadamente para a melhoria da aparência de rugas de diferentes tipos de intensidade bem como para a regulação da oleosidade cutânea, sendo ainda recomendado, de acordo com a informação da marca, para peles normais, secas, mistas e oleosas.

Os agentes de proteção solar presentes na sua fórmula são avobenzona (UVA), homosalato (UVB), octisalato (UVB), octicrileno (UVB) e oxibenzona (UVA e UVB). Contém ainda ácido hialurónico hidrolisado, que servirá, de acordo com a descrição do produto, para preencher linhas e rugas de forma temporária; extrato da raiz da planta raiz de ouro (Rhodiola rosea), que demonstrou em estudos considerável potencial antioxidante, e óleo de alfazema (Lavandula angustifolia). Não são empregues parabenos, sulfatos ou ftalatos.

Particularmente indicado para: Peles normais, secas, mistas ou oleosas, segundo a descrição do produto. Não contém fragrâncias. Contudo, a presença de avobenzona e de álcool desnaturado poderá indicar a necessidade de existir alguma caução para quem tem pele de tendência acneica ou com relativa sensibilidade. Gostaria ainda de mencionar que o uso do ingrediente PVP associado a algumas experiências de uso críticas da consistência do produto poderão implicar a relativa oleosidade da fórmula. Realçando que seguir as recomendações de aplicação é um passo importante para prevenir o uso errado de um produto, a verdade é que a fórmula, ao criar uma película na pele, poderá ser demasiado para peles de tendência oleosa ou acneica. Poderá ainda não surtir o efeito desejado quando aplicado sob maquilhagem pesada, na medida em que será sobretudo um fixador de maquilhagem com características híbridas. Contém silicones.

19. Lancôme Bienfait UV 50+ .

lancome-bienfait-uv50-for-face_rs
Fonte: sephora.com.

Escolhi o último produto da lista de sugestões de protetores solares para o rosto com base na elevada classificação (4,5 / 5 estrelas) entre os utilizadores da Sephora dos Estados Unidos da América, reunindo 296 avaliações. É um protetor solar de rápida absorção e que não contém óleo, sulfatos e ftalatos. Para além do mais, menciona-se ser dermatologicamente testado e recomendado pela Skin Cancer Organisation.

Os ingredientes ativos desta fórmula são homosalato, octisalato e octocrileno (UVB) bem como oxibenzona (UVA e UVB). É um produto com uma lista de ingredientes relativamente curta, composta maioritariamente por silicones e outras substâncias com propriedades estabilizadoras tal como emulsionantes, que contribuem para a fluidez deste protetor solar. É, em suma, um protetor solar de composição simplificada com o selo de qualidade Lancôme.

Particularmente indicado para: Peles normais, secas e possivelmente mistas, considero. A presença de álcool desnaturado e do parabeno Methylparaben poderá indicar a necessidade de existir alguma caução para quem tem pele com relativa sensibilidade ou de tendência acneica. Gostaria ainda de mencionar que o uso de diversas substâncias pertencentes à categoria dos silicones, que, quando e se acumuladas ao longo do tempo contribuirão para a obstrução de poros e da superfície cutânea, poderá, em alguns casos, contribuir para experiências de uso menos positivas sobretudo para aqueles que possuem peles de tendência oleosa ou acneica. Contém silicones.

Algumas boas ideias para o corpo:

Apresento-vos onze sugestões para a proteção solar do corpo. Aqui, a minha escolha incidiu em produtos com um SPF mínimo de 50 e proteção contra a radiação UVA e UVB. Procurei avaliar uma lista que se demarcasse pela diversidade, renome das marcas apresentadas e rigor da proteção, tentando sugerir produtos para diferentes finalidades e orçamentos.

20. Bioré UV Aqua Rich Watery Essence SPF 50+ PA+++ .

image-compressor
Fonte: refinery29.com.

Pessoalmente, uso um protetor solar especificamente para aplicação no rosto e outro para fins corporais. Contudo, este produto e alguns outros alegam poderem ser simultaneamente aplicados no rosto e no corpo, não se focando numa área em particular. Inclui-o por este motivo e por ser um dos produtos mais conhecidos da indústria cosmética japonesa, bastante desenvolvida assim como crescentemente apreciada a um nível aproximadamente global.

Como o nome indicará, é um protetor solar fluído e não oleoso, sendo elaborado à base de água, o que implica verdadeiramente que este é o ingrediente que aparece no primeiro lugar da lista. Os agentes de proteção solar utilizados são o octinoxato (UVB) e Uvinul A Plus (UVA). Não recorrendo a ingredientes de origem mineral, é um produto que não deixará a pele com uma aparência esbranquiçada. Destaca-se ainda a presença de ágar, um polissacarídeo extraído de algas e que contribuirá para a manutenção da hidratação normal da pele; hialuronato de sódio vulgo ácido hialurónico, cujos benefícios cutâneos são reconhecidos pelos mais diversos estudos; extratos de pomelo (Citrus grandis), limão (Citrus medica limonum) e laranja (Citrus aurantium dulcis), existindo um estudo datado de 2014 que explora os benefícios dos citrinos no alívio de danos cutâneos causados pela radiação ultravioleta.

Particularmente indicado para: Peles normais, se bem que outros tipos de pele poderão beneficiar eventualmente deste produto. Explicando o meu raciocínio, importa notar que, tratando-se de um produto de beleza produzido sobretudo para o mercado asiático, contém uma elevada quantidade de álcool. Aliás, é o segundo ingrediente na lista. Tal acontecerá, a meu ver, para que o produto seque mais rapidamente e, quiçá, devido às preferências dos consumidores. Assim sendo, a grande quantidade de álcool poderá agravar a tendência de reduzida hidratação associada às peles mais secas; desregular tipos de pele mistos; incrementar a sensibilidade de peles de tendência acneica (sobretudo aquelas que se encontrem a efetuar tratamento) e peles sensíveis. Gostaria ainda de mencionar a presença de fragrância e do conservante BHT. Contém silicones.

21. Garnier Ambre Solaire Sensitive Advanced Protection Lotion SPF 50+ .

prod-P30076-big-compressor
Fonte: garnier.co.uk.

É descrito como um produto adaptado a “pele clara, sensível e intolerante ao sol”. Alega-se ser concebido para “minimizar o risco de alergias”, sendo um protetor solar de “textura leve” e fabricado “sem perfumes e sem colorantes”. Agrada-me a disponibilidade do produto, pois é comercializado nos mais diversos espaços de aquisição de produtos, desde hipermercados a pequenas entidades de retalho, assim como o preço, comprovando que a proteção solar eficiente não terá de custar balúrdios. Mas se os quiserem pagar, tudo bem.

Os ingredientes de proteção solar utilizados consistem em octisalato, octocrileno bem como Uvinul T 150 (UVB), avobenzona acompanhada de Mexoryl SX (UVA) e Uvasorb HEB, Tinosorb S assim como dióxido de titânio (UVA e UVB). Contém ainda vitamina E e substâncias com propriedades amaciantes assim como hidratantes, visto tratar-se de um protetor solar em formato de loção. É, resumidamente, um protetor solar com uma fórmula simples, mas, a meu ver, diversificada e eficiente.

Particularmente indicado para: Peles normais, secas e possivelmente mistas, de tendência acneica e sensíveis, considero. A presença de avobenzona e álcool desnaturado poderá indicar a necessidade de existir alguma caução para quem tem pele com relativa sensibilidade, doenças cutâneas ou de tendência acneica. Por seu lado, a presença de vitamina E atenuará os efeitos do álcool na barreira da pele. Todavia, este poderá também causar reações cutâneas em casos raros. Como disse e repito, experimentem antes de adquirir. Contém silicones.

22. La Roche-Posay Anthelios XL Wet Skin Gel SPF 50+ .

LP50791_big-compressor
Fonte: laroche-posay.pt.

Se o protetor solar de rosto Anthelios XL é capaz de efetivamente cumprir as expetativas criadas em seu redor, o La Roche-Posay Anthelios XL Wet Skin Gel SPF 50+ não será diferente. Primeiramente, importa abordar em que consiste a tecnologia Wet Skin, incorporada no título do produto. De acordo com a informação presente na página da marca, trata-se de um gel invisível que é rapidamente absorvido pela pele, criando uma espécie de barreira com características “hidrófobas” cuja finalidade é a repulsão de água. Assim, é resistente à água e poderá ser aplicado sob pele molhada (tal como seca) sem comprometer a eficácia da proteção solar. Produzido sob o formato de gel, não é um produto de textura oleosa ou pegajosa, pelo que assim se evitará deixar a pele com uma aparência esbranquiçada.

A proteção solar deste produto fica a cargo da tecnologia XL-Protect. Os principais ingredientes que a constituem são o homosalato, octocrileno, octisalato e Uvinul T 150 (UVB) bem como avobenzona, Mexoryl XL e Mexoryl SX (UVA). São empregues também vitamina E tal como lecitina. É um produto simples que prima pela aposta numa proteção solar diversificada e eficiente, não contendo extratos herbais propriamente ditos que, por vezes, se encontram em fórmulas de protetores solares em tão reduzidas quantidades a ponto de não apresentarem os benefícios desejados. Não contém parabenos.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, sendo que a marca opta por destacar peles sensíveis ou com possível intolerância à luz solar vulgo alergias ao sol; pessoas que se exponham a luz solar de elevada intensidade e também para aqueles que procurem evitar pigmentação associada ao processo de fotoenvelhecimento, nomeadamente em casos de gravidez ou elevada fotossensibilidade. A presença de avobenzona, fragrância e álcool desnaturado poderá indicar a necessidade de existir alguma caução para quem tem pele com relativa sensibilidade, doenças cutâneas ou de tendência acneica. Todavia, este poderá também causar reações cutâneas em casos raros. Sou de opinião que a marca não faria alegações que, não sendo comprovadas, poderiam danificar a sua credibilidade. Nada como pedir para testar o produto antes de adquirir! Contém silicones.

23. Shiseido Ultimate Sun Protection Lotion SPF 50+ For Sensitive Skin & Children.

L5071113-compressor
Fonte: londondrugs.co.uk.

Se é verdade que os olhos também compram, deixem-me dizer-vos já que adoro, adoro, A-D-O-R-O a cor da embalagem. Mas isso não influenciará a minha curta avaliação do produto. Tal como o Bioré UV Aqua Rich Watery Essence SPF 50+ PA+++, é um produto que poderá ser aplicado quer no rosto, quer no corpo, pelo que poderá agradar a quem desejar decidir-se por um só produto. Contém, tal como o sexto produto desta lista, a tecnologia WetForce, que permite expor o rosto a água, aumentando assim a eficácia da fórmula. Difere deste, contudo, por conter apenas ingredientes de proteção solar de origem mineral, aqui designados de Ionic Mineral Sensor, abstendo-se ainda de agentes protetores químicos, fragrâncias, álcool e parabenos.

São empregues ambos os agentes de proteção solar minerais dióxido de titânio e óxido de zinco. Fazendo jus ao seu irmão gémeo Shiseido Ultimate Sun Protection Cream Wetforce SPF 50+, é um produto rico em extratos herbais, destacando-se o solidéu do baical (Scutellaria baicalensis), framboesa, aloe vera, tomilho-serpão e jambo (Syzygium jambos) juntamente com vitamina E. Existirá, em particular, evidência do potencial da planta aloe vera no tratamento de queimaduras e feridas assim como de que ingredientes derivados de Scutellaria baicalensis serão capazes de providenciar proteção ultravioleta. Restará saber as quantidades usadas para obter tais resultados em estudo e comparar com aquelas empregues na fórmula do produto.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, incluindo aquelas mais sensíveis, sendo indicada para bebés a partir dos seis meses de idade. A sua fórmula não recorre a nenhuma substância considerada, a meu ver, motivo de preocupação para um determinado tipo de pele. Concretamente falando dos dois ingredientes que contêm alumínio, nenhum será estearato desta substância. Poderá deixar a pele com um tom esbranquiçado, característica comum de muitos produtos de proteção solar de origem mineral, mas, particularmente graças à tecnologia Wet Force, este desvanecerá em cerca de quinze a trinta minutos. Contém silicones.

24. Nivea Ultra Sport Cooling Sunscreen Spray SPF 50+ .

86042-NSun-Ultra-Sport-Spray-bh-compressor
Fonte: beautyheaven.com.au.

Este produto caracteriza-se principalmente pela alegada resistência à água com duraçāo de quatro horas, sendo publicitado como um protetor solar ideal para momentos de maior atividade física. A textura do Nivea Ultra Sport Cooling Sunscreen Spray SPF 50+ é descrita como nāo oleosa e refrescante, oferecendo também proteçāo contra a radiaçāo UVA e UVB a cada aplicaçāo. Deverá ser aplicado sob a pele como qualquer protetor solar típico, com especial atençāo ao facto de se tratar de produto em formato de spray, pelo que se deverá ter o cuidado de garantir que se utiliza quantidade suficiente. Após a aplicaçāo na pele, recomenda-se aguardar um período de cerca de quinze a trinta minutos antes da exposiçāo ao sol ocorrer.

Os seus ingredientes ativos sāo homosalato (UVB), avobenzona (UVA), octocrileno (UVB) assim como Tinosorb S (UVA e UVB). Tratando-se de um produto comercializado sobretudo na Austrália e Nova Zelândia, parece nāo existir obrigatoriedade no uso de listas de ingredientes completas, pelo que bastarāo apenas as substâncias ativas. Infelizmente! Assim, tenho conhecimento dos agentes de proteçāo solar e do facto que contém fenoxietanol, 1,2-hexanodiol e caprilil glicol, substâncias consideradas seguras e com propriedades humectantes e conservantes.

Particularmente indicado para: Pessoas fisicamente ativas durante a exposiçāo solar e com pele normal a mista. Para peles sensíveis ou com tendência acneica (em particular aquelas que se encontrem em fase de tratamento) talvez fosse melhor optar por uma fórmula com uma menor quantidade de filtros físicos, em particular avobenzona. Apesar de me ser impossível confirmar tal suposiçāo, provavelmente conterá fragrâncias e / ou álcoois como outros produtos acima analisados que pertencem à mesma marca, podendo causar irritação em peles sensíveis. Se é uma preocupação vossa, recomendo que considerem outros produtos comercializados pela Nivea, sobretudo protetores solares para crianças ou bebés, especialmente indicados para peles com maior sensibilidade. Deverá conter silicones.

25. Bioderma Photoderm Brume Invisible SPF 50+ .

brume_invisible-compressor
Fonte: bioderma.com.

E porque um aspeto esbranquiçado após a aplicaçāo de protetor solar é so yesterday, apresento-vos com muito gosto o Bioderma Photoderm Brume Invisible SPF 50+, que se destaca pela coloraçāo transparente, sendo assim ideal para os mais diferentes tons de pele. E agora? Ainda há alguém por aí com desculpas para não querer usar protetor solar? Esperemos que não! É bom saber ainda que, segundo a marca, este produto é especialmente indicado para peles sensíveis ou com intolerância à luz solar; peles claras com presença de sardas e peles expostas a condições extremas como elevada altitude e / ou climas tropicais. Acrescem ainda fatores como a ausência de álcool e parabenos. É um produto resistente à água, com fotoestabilidade, hipoalergénico bem como alegadamente não comedogénico.

O principal ingrediente é o benzoato de alquila C12-15, um emoliente característico de produtos sob a forma de óleo e também bastante empregue em protetores solares, de forma a prevenir a concentração dos ingredientes ativos em partes do produto e não no seu todo. Os agentes de proteção solar usados são Uvinul A Plus (UVA), homosalato (UVB), octinoxato (UVB), octisalato (UVB), Uvinul T 150 (UVB) e Tinosorb S (UVA e UVB). Contém também vitamina E e extrato de uma alga laminária também designada de kelp (Laminaria ochroleuca). Se a vitamina E é reconhecida pelas suas propriedades antioxidantes, a Laminaria ochroleuca terá características antiinflamatórias. Este protetor solar poderá ser aplicado sob pele molhada.

Particularmente indicado para: Diferentes tipos de pele, com especial atenção a peles que poderão ficar desfavorecidas com o tom esbranquiçado tipicamente associado ao conceito de protetor solar. Será ainda um produto ideal para pessoas fisicamente ativas e que evidenciem sinais de alergia à luz solar ou sejam alvo de inflamação quando em contacto com produtos que contenham álcool ou parabenos. A presença de fragrância, embora em reduzida quantidade, será um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de elevadíssima sensibilidade. Contém silicones.

26. Supergoop! Sunscreen Mousse SPF 50.

Supergoop1-compressor
Fonte: hellogiggles.com.

É verdade, o protetor solar já não é o que era, mons amis! Cada vez mais existem diferentes formatos que tornam o uso diário deste tipo de produto mais apelativo e o protetor solar em formato de mousse da marca Supergoop! representa uma das mais recentes inovações nesta área. Alegando ser o primeiro protetor solar existente neste tipo de formato, destaca-se por ser leve e comodamente aplicável, garantindo proteção contra a radiação UVA e resistência à água com duração de cerca de 80 minutos. É recomendado para uso em crianças, sendo que o formato de mousse certamente tornará a aplicação mais divertida ou pelo menos facilitada. Adicionalmente, contém óleos naturais que contribuirão para a hidratação cutânea.

Os ingredientes ativos deste protetor solar são avobenzona (UVA), homosalato, octinoxato e octisalato (UVB). De destacar nesta fórmula é a infinita quantidade de extratos e óleos vegetais, concretamente extrato de ananás; extrato de manteiga; manteiga de karité; extrato de flor de ilangue-ilangue; extrato de casca de laranja; extrato de toranja; extrato de casca de limão; extrato de coco; óleo de coco; extrato de café; extrato de folha da alga Crambe maritima; extrato de meloa; extrato de pepino; glicerina; azeite; vitamina E; extrato de maracujá; óleo de abacate; óleo de amêndoas doces; extrato de amêndoa doce; extrato de alperce; extrato de maçã; extrato de rosas; extrato de framboesa; extrato de sândalo; óleo de semente de jojoba; trealose, um dissacarídeo que poderá ter origem animal, vegetal ou ser extraído de microorganismos; por fim, extrato de baunilha. Ainda estão desse lado? Respeitei a posição destes ingredientes na lista concedida pela marca, pelo que poderão deduzir, ainda que de forma pouco exata, a quantidade empregue de cada um. Os óleos servirão essencialmente a função de hidratar a pele em profundidade e, em particular, os extratos usados poderão melhorar a médio ou longo prazo a aparência cutânea. Em suma, trata-se de um produto com uma fórmula bastante interessante que é comercializado num formato inovador e, até ao momento, único.

Particularmente indicado para: Diria para diferentes tipos de pele, optando por destacar aqueles que possam requerer maior hidratação, como, por exemplo, peles consideradas secas. Pessoas que tenham acne corporal poderão experienciar este produto como bastante hidratante, dada a presença de óleos vegetais e essenciais utilizada na sua fórmula. Algumas reservas devem-se ao facto de ser um protetor solar químico. A presença de avobenzona, ainda que numa quantidade de cerca de 3%, poderá causar irritação em peles bastante sensíveis, sendo um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou delicadas. Gostaria ainda de referir que o principal ingrediente deste produto é o octenilsuccinato de amido alumínico, um sal de alumínio que não representará perigo se usado em quantidade estipulada pela legislação referente à indústria cosmética. A sua principal função será garantir que a mousse secará rapidamente e terá um aspeto mate quando aplicada sob a pele. Contém silicones.

27. Vichy Capital Soleil Soft Sheer Sunscreen Lotion SPF 60.

883140500889-capital-soleil-spf-60-suncreen-for-sensitive-skin-vichy-pdp-main-compressor
Fonte: vichyusa.com.

Combinando proteção contra a radiação ultravioleta UVA e UVB numa fórmula de cariz leve e fluído, é um produto que pontua ainda pela presença de algumas substâncias com propriedades antioxidantes e igualmente pela ausência de fragrâncias, ácido para-aminobenzóico e óleo. É resistente à água com uma duração de cerca de 40 minutos e alegadamente não comedogénico. Não deixando a pele com uma aparência esbranquiçada após a aplicação, será adequado a peles sensíveis e dermatologicamente testado, podendo ser usado, segundo a marca, a partir dos seis meses de idade. Poderá ser empregue no rosto e no corpo.

Os ingredientes de proteção solar aqui utilizados são homosalato, octisalato e octocrileno (UVB) assim como avobenzona (UVA) e oxibenzona (UVA e UVB). De mencionar são ainda substâncias como glicerina, estearato de glicerilo, vitamina E e extrato de uva, que conterá um potente antioxidante designado de polifenol de uva branca. Deverá ser aplicado quinze minutos antes da exposição solar. Contém parabenos.

Particularmente indicado para: Diria para diferentes tipos de pele. Algumas reservas devem-se ao facto de ser um protetor solar químico. A presença de avobenzona, ainda que numa quantidade de cerca de 3%, poderá causar irritação em peles bastante sensíveis, sendo um argumento que poderá requerer precauções adicionais no caso de peles de tendência acneica ou delicadas. Gostaria ainda de referir que o produto tem dois parabenos, o Methylparaben e o Ethylparaben, o que poderá causar desagrado e quiçá até reações cutâneas em peles bastantes sensíveis. Contém silicones.

28. Uriage Bariésun Fragrance-Free Cream SPF 50+ .

product_main_uriage-solaires-bariesun-creme-sans-parfum-spf50-compressor
Fonte: uriage.com.

Este protetor solar é descrito como um produto de textura leve, não oleosa e resistente à água. Graças à sua capacidade de proteção contra a radiação UVA e UVB bem como pela fotoestabilidade da sua fórmula e prevenirá sinais de fotoenvelhecimento enquanto reduzirá a probabilidade de desidratação cutânea. Não contém fragrâncias nem álcool, sendo alegadamente hipoalergénico e não comedogénico. Segundo a marca, este protetor solar é indicado para diferentes tipos cutâneos, incluindo peles com tendência para hiperpigmentação e semelhantes desordens fomentadas pela fotoexposição, pessoas com intolerância à luz do sol, cicatrizes assim como em casos de fotosensibilidade pós-cirúrgica ou causada pelo consumo de medicamentos. Apresenta uma ligeira coloração.

Os agentes de proteção solar usados consistem em óxido de zinco e dióxido de titânio (UVA e UVB) conjugados com Uvinul A Plus (UVA), Uvinul T 150 (UVB) e Tinosorb M (UVA e UVB). Inclui água termal da marca Uriage, a tecnologia Aquaspongines®, que contém substâncias comuns que comprovadamente ajudarão a manter a hidratação natural da pele, tal como vitamina E e vitamina C, reconhecidas como poderosos antioxidantes. O resultado é um protetor solar fluído, fácil de aplicar e que penetrará a pele com rapidez, assegurando adicionalmente a sua proteção recorrendo aos previamente mencionados antioxidantes.

Particularmente indicado para: Diria para diferentes tipos de pele, incluindo também aquelas mais delicadas. Algumas reservas devem-se ao facto de conter alguns agentes de proteção solar químicos, embora queira salientar a ausência de avobenzona nesta fórmula e o facto destes serem utilizados em menor quantidade que os filtros físicos propriamente ditos. Possui corantes, mas o risco de toxicidade associado à inclusão dos mesmos será reduzido, dado serem de origem férrica, o que atribuirá uma ligeira coloração a este protetor solar. Abordando este assunto, importará referir que esta cor poderá não se adequar a alguns tons de pele nem ser do agrado geral, pelo que recomendaria experimentar o produto antes de o adquirir. Não contém silicones.

29. NUXE Sun Melting Spray for Face and Body SPF 50.

fiche_1490176179-fp-nuxe-nuxesun-spray-fondant-spf50-roland-garros-tube-face-2017-03-compressor.png
Fonte: uk.nuxe.com.

Comercializado num inovador formato de spray,NUXE Sun Melting Spray for Face and Body SPF 50 é descrito como um protetor solar que visa proteger “o rosto e o corpo contra a radiação ultravioleta, hidratando a pele e prevenindo o fotoenvelhecimento prematuro bem como o aparecimento de manchas”. Esta fórmula de textura leve não deixa um filtro esbranquiçado na pele após a aplicação, sendo facilmente e rapidamente absorvida pela pele. Deverá ser aplicado sob a pele como qualquer protetor solar típico, com especial atençāo ao facto de se tratar de um produto em formato de spray, pelo que se deverá ter o cuidado de garantir que se utiliza quantidade suficiente. Apesar de alegadamente ser hidroresistente, a reaplicação do produto após sair da água ou secar o corpo será imperativa, de modo a assegurar a sua eficácia.

Os ingredientes de proteção solar utilizados nesta fórmula são Uvinul A Plus (UVA), octinoxato (UVB), Uvinul T 150 (UVB) e Tinosorb S (UVA e UVB). Conta ainda com a presença de glicerina; vitamina E; extrato de jacinto-de-água (Eichhornia crassipes), existindo estudos que comprovam o seu potencial antioxidante; óleo de semente de girassol, que será rico em vitamina E; extrato de tomate, empregue devido à presença do antioxidante licopeno; extrato de flor de pua keni keni (Fagraea berteroana) e de folha de rosmaninho. Não contém álcool nem parabenos. É fotoestável e alegadamente não comedogénico. São empregues fragrâncias, nomeadamente perfume.

Particularmente indicado para: Sobretudo peles normais a secas. Para peles sensíveis, talvez fosse melhor optar por uma fórmula com uma menor quantidade de fragrâncias. Aqueles que têm pele de tendência acneica deverão optar por um produto menos oleoso, sendo que a aplicação deste produto na cara poderá agravar a desregulação da produção cutânea de óleo. Numa nota pessoal e apesar de adorar a extensa presença de antioxidantes nesta fórmula, recomendaria que fosse empregue sobretudo no corpo. Passo a explicar! Receando que o produto torne o seu rosto oleoso e incite o aparecimento de imperfeições, muita gente poderia usar menor quantidade do que a recomendada de forma a prevenir tal cenário. Não façam isso. Se considerarem o produto muito oleoso para a pele do vosso rosto, é mil vezes melhor optar por um produto adicional do que reduzir a quantidade de proteção solar utilizada no rosto. Contém silicones.

30. L’Oreal Advanced Suncare Clear Cool Lotion SPF 50+ .

SK20_15_pack-shot-compressor
Fonte: lorealparisusa.com.

Last but not least! Eis que surge um interessante protetor solar da marca L’Oreal. Apresentando resistência à água com duração de cerca de oitenta minutos, é um produto alegadamente testado a nível dermatológico e que protege contra a radiação UVA bem como UVB por via de ingredientes comuns de proteção solar em associação com antioxidantes.

Os ingredientes de proteção solar utilizados são avobenzona (UVA), homosalato, octisalato e octocrileno (UVB) bem como oxibenzona (UVA e UVB). De salientar é a presença de óleo de grainha de uva, vitamina E, lactato de mentila e extrato de folha de menta, sendo que estes dois últimos ingredientes atribuirão ao produto o efeito refrescante enunciado na embalagem. Não aparenta deixar um efeito esbranquiçado na pele após a aplicação, sendo descrito como um produto de aparência “ultra clara”.

Particularmente indicado para: Peles normais a eventualmente secas e mistas. Contendo álcool desnaturado, sendo este o quinto ingrediente mais usado na fórmula do produto, bem como fragrâncias, não será aconselhado para peles sensíveis ou de tendência acneica (sobretudo em fase de tratamento). Estes ingredientes poderão até acentuar as características menos positivas de peles secas e mistas. Algumas reservas devem-se também ao facto de ser um protetor solar químico que contém avobenzona e homosalato. A presença de cumarina poderá requerer precauções adicionais sobretudo em caso de peles de tendência acneica ou relativamente delicadas. Contém silicones.

#bougiebonus

Muitas vezes, protetores solares bastante caros em pouco ou nada serão melhores que alternativas mais em conta. Nos casos abaixo referidos, a pluralidade dos ingredientes usados e a qualidade da fórmula poderão justificar o investimento na vossa pele. Caso desejem um produto com características adicionais à proteção solar, nomeadamente de prevenção de sinais de envelhecimento precoce, poderão gostar das sugestões abaixo. Já comecei o meu pé-de-meia! Pena a meia estar rota… 😉

31. La Prairie Cellular Swiss Veil Sunscreen SPF 50 / PA++++ .

cellular-swiss-uv-protection-veil-sunscreen_sl_t.png
Fonte: lapraire.pt.

The dream… Até tremo a escrever esta curta avaliação do Cellular Swiss Veil Sunscreen SPF 50 / PA++++ da renomeada marca suíça La Prairie. Socorro! Trata-se de um produto com fator de proteção solar 50 contra o impacto nocivo da radiação UVB e, simultaneamente, com capacidade PA++++, que é atualmente o grau mais elevado de defesa UVA. Após grosseiramente resumir este produto a duas características, alguns poderão questionar-se acerca da necessidade de pagar dezenas de euros por um protetor solar que aparenta diferenciar-se dos restantes desta lista por um adicional + na classificação de PA do produto.

Ora bem, o produto da La Prairie é este mero detalhe e muito mais. Creio que ninguém compre o protetor solar da La Prairie por causa do seu fator de proteção solar. Prosseguindo, prosseguindo… Se leram este artigo, perceberam que o SPF / FPS não inclui a radiação UVA, aquela mesma que, penetrando a epiderme, é responsável pelo envelhecimento precoce da pele e pela formação de radicais livres. Daí a importância da classificação PA. Sobretudo em áreas com relativa proximidade à linha do Equador, climas tropicais e países como Portugal e restantes estados de língua oficial portuguesa, cujos índices ultravioleta tendem a ser elevados durante grande parte do ano, é importante não esquecer que um protetor solar deverá apresentar proteção contra a radiação UVA. E, claro, quanto mais elevada, melhor.

Se haverá grande diferença entre a PA+++ de alguns produtos desta lista e PA++++? Certamente. Não será dramática, todavia. Ambas as classificações poderão ativamente prevenir que a vossa pele venha a assemelhar-se ao tecido desgastado de um sofá. Mas aqueles que desejarem máxima proteção UVA poderão encontrá-la neste protetor solar. Por outro lado, quem compra o Cellular Swiss Veil Sunscreen SPF 50 / PA++++ não o fará apenas pela proteção UVA adicional. Em boa verdade, este protetor solar tem muito mais para oferecer, nomeadamente um coeso tratamento anti-idade bem como proteção contra os efeitos negativos da poluição na pele.

Os agentes de proteção solar incluídos na fórmula deste produto consistem em óxido de zinco (UVA e UVB), octinoxato (UVB), oxibenzona e dióxido de titânio (UVA e UVB). Adicionalmente, possui uma panóplia de ingredientes, desde substâncias hidratantes a extratos herbais. O ingrediente Solastay® S1, produzido pela empresa HallStar, confere elevada fotoestabilidade à formula e alega-se que seja atualmente o produto deste tipo com maior potência, amplamente ultrapassando assim a capacidade do octocrileno. É particularmente eficaz perante a combinação de avobezona e octinoxato.

Contém ainda esqualano, prezado pelas suas características emolientes e que fazem desta substância presente na superfície cutânea um ingrediente capaz de reter a hidratação natural da pele; ácido hialurónico (na forma de hialuronato de sódio) e glicoproteínas, que poderão contribuir para a correção da tez e melhoria da aparência de rugas, bem como glicerina. Destaca-se ainda a presença de extrato de raiz de ginseng, que poderá ter um efeito redutor em zonas afetadas por hiperpigmentação; extrato de cavalinha, planta reconhecida pelo seu potencial anti-inflamatório; extrato de edelweiss (Leontopodium alpinum), que deverá contribuir para o fortalecimento da pele, pelo que se destacam também as suas características anti-inflamatórias.

Esta fórmula possui extrato de flor de Rosa multiflora; extrato de raiz de alcaçuz, que tem vindo a comprovar a sua eficácia como tratamento contra a hiperpigmentação; vitamina E; extrato de flor de rosélia (Hibiscus sabdariffa); extrato de casca de amoreira-branca, que será capaz de tratar hiperpigmentação e dermatite; extrato de semente de pepino, que terá propriedades hidratantes; lecitina; fermento lácteo, rico em lactobacilos, englobando a tendência de incluir probióticos em fórmulas cosméticas como maneira de melhorar a aparência da superfície cutânea; ácido lisofosfatídico, que atuará como sinalizador molecular; extrato de levedura de cerveja, empregue para contrariar os efeitos do stress oxidativo; por fim, extrato de musgo (Evernia furfuracea), sendo que não existem muitos estudos acerca do seu impacto na pele humana, mas sim dos efeitos positivos no combate aos níveis de poluição aérea.

Particularmente indicado para: Peles normais a secas e mistas. Contendo álcool bem como fragrâncias, não será aconselhado para peles sensíveis ou de tendência acneica (sobretudo em fase de tratamento). Nesta fórmula são empregues ainda o parabeno Methylparaben, BHT e corantes. Os corantes atribuem uma coloração rosada linda, linda, linda a este protetor solar, que atribuirá brilho à tez após ser aplicado na pele. Obviamente, poderá não se adequar nem ser do agrado de alguns (potenciais) consumidores. Contém silicones.

32. Clé de Peau Beauté UV Protective Emulsion for Body SPF 50+ .

0730852133013.jpg
Fonte: cledepeaubeaute.com.

A língua francesa é sofisticação pura, digo-vos já! O nome clé de peau é apenas lindo, melodioso… Ah, música para os meus ouvidos! Embora a marca comercialize um protetor solar de rosto da mesma gama, optei por vos apresentar um produto para o corpo, precisamente por ser particularmente raro encontrar um produto deste tipo com tais qualidades e, compreensivelmente, um preço mais elevado do que a média dos restantes. Boas notícias! Segundo a marca, este produto poderá também ser aplicado no rosto. Como modo de aplicação ideal, a marca sugere que se agite a embalagem previamente. Sendo um protetor solar sob a forma de emulsão, recomenda-se que se remova (especialmente do rosto) com recurso a um produto de limpeza de pele.

É um protetor solar que protege contra a radiação UVA e UVB, sendo simultaneamente um tratamento cutâneo luxuoso capaz de prevenir e combater pele seca por via de uma leve emulsão. Contém ingredientes alegadamente inovadores e com capacidade de combater os efeitos nocivos da poluição, complementando a proteção solar deste produto. Será ideal para atividades ao ar livre, nomeadamente idas à praia ou à piscina, golfe e ténis, oferecendo ainda resistência à água com duração de cerca de oitenta minutos.

Como agentes de proteção solar são empregues octocrileno e octinoxato (UVB) assim como óxido de zinco e dióxido de titânio (UVA e UVB). Contém ainda glicerina; vitamina E; ácido hialurónico (com origem em acetato de sódio), reconhecido pela capacidade de retenção de água duas vezes superior à do ácido hialurónico normal, sendo assim capaz de manter a hidratação natural da pele; glicirrizinato de potássio, ingrediente derivado do alcaçuz e que contribuirá para a prevenção e tratamento da hiperpigmentação; extrato de begónia-morango (Saxifraga sarmentosa), com alegadas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias; extrato de folha de Ginkgo biloba, que melhorará a microcirculação da pele; extrato de tomilho; seda hidrolisada, que conferirá a esta emulsão uma textura leve que deixará a pele mais macia e suave.

Apresenta ainda extrato de Scutellaria baicalensis vulgo solidéu do baical, sendo que de ingredientes derivados desta planta serão capazes de providenciar proteção ultravioleta; extrato de Uncaria gambir; extrato de casca de mangostão, uma planta rica em polifenóis; extrato de flor de rosélia (Hibiscus sabdariffa); extrato de raiz de ginseng, que poderá ter um efeito redutor em zonas afetadas por hiperpigmentação; conchiolina hidrolisada, um peptídeo; finalmente, óxidos férricos e mica, empregues como corantes ou atribuidores de brilho.

Particularmente indicado para: Peles normais a secas. Contendo álcool bem como fragrâncias, não será aconselhado para peles sensíveis ou de tendência acneica (sobretudo em fase de tratamento). Nesta fórmula são empregues ainda o parabeno Methylparaben, BHT e corantes. Poderá ser uma fórmula bastante hidratante para peles de tendência acneica a mistas, podendo não ser ideal para quem apresente acne corporal. Contém silicones.


Tanto que escolher e tão pouco tempo a perder! Not so quick… Gostaria de tecer algumas considerações finais, se me permitem.

#1

Certamente que os produtos acima selecionados incluirão ingredientes e substâncias consideradas tóxicas por listas online de origem questionável ou por estudos que utilizaram quantidades bastante superiores àquelas que normalmente serão empregues num protetor solar normal. Estou convicta que todos os protetores solares acima utilizarão substâncias em quantidades ditas seguras, tendo sido previamente definidas por autoridades competentes. Sendo que a minha missão aqui é informar e, por vezes, aconselhar, informei-vos acerca de alguns dos protetores solares que, a meu ver, têm bastante qualidade e, agora, aconselho-vos a, se for uma preocupação vossa, procurarem um produto que não contenha ingredientes com os quais não se sentem confortáveis.

#2

Alega-se que alguns agentes de proteção solar como o octocrileno (UVB) ou a avobenzona (UVA) poderão ser tóxicos, dado o risco de absorção destas substâncias, que poderá estar associado à produção de radicais livres. Não existindo, na minha opinião, clara evidência do verdadeiro impacto destas substâncias na saúde humana, gostaria de recomendar uma alimentação saudável e rica em antioxidantes como forma de atenuar os efeitos do stress oxidativo que poderá estar associado à possível absorção destes ingredientes ou a abstenção do uso de produtos que os incluam.

#3

Será que o produto contém o fator de proteção solar que alega? Gostaria de oferecer maior esclarecimento, mas, infelizmente, é uma questão à qual só o laboratório fabricante poderá responder com precisão. É possível observar, partindo da posição dos agentos de proteção solar na lista de ingredientes e comparar produtos. Note-se ainda casos em que existem mais que dois ou três ingredientes de proteção solar, alguns desses têm a função de garantir a fotoestabilidade da fórmula. Saiba-se ainda que compostos como a avobenzona e a oxibenzona tendem a possuir reduzida estabilidade, sendo que devem ser acompanhadas de filtros solares adicionais. Contudo, os números e percentagens propriamente ditos serão apenas do conhecimento do laboratório e da marca. Daí a minha insistência em marcas conhecidas em detrimento daquelas de menor renome, visto que um possível escândalo desta natureza seria ainda mais prejudicial para as primeiras.

#4

Infelizmente, conceitos como hipoalergénico e não comedogénico são algo vagos e nem sempre possíveis de comprovar de forma absoluta.

#5

Independentemente de usarem um protetor solar de cinco euros ou de cinquenta, lembrem-se que não protegerá contra a radiação ultravioleta a cem porcento e terá de ser reaplicado com regularidade. Estejam conscientes que a melhor proteção solar será sempre evitar a exposição ao sol, sobretudo em horas de maior calor.

&

As despedidas são difíceis, I know, I know… Mas para não se esquecerem de mim nos próximos tempos, recomendo-vos os seguintes artigos: o primeiro servirá para que se tornem almost experts na arte do protetor solar, aprendendo sobre os diferentes ingredientes e descobrindo qual será o tipo de produto mais adequado para cada um de vós; o segundo ajudará a tirar macaquinhos da vossa cabeça; o terceiro abordará como é feita uma aplicação correta de protetor solar; por fim, o quarto artigo é para aqueles que ainda não ficaram convencidos com esta história do uso diário de protetor solar. Treat yourself! E continuação de uma excelente semana. C. 🙂

Ah, quase que me esquecia… Que protetor solar é que usam? Esqueci-me de mencionar algum produto que gostariam de ter visto nesta lista? Digam-me tudo nos comentários!


Esta publicação não é patrocinada… É tudo bom gosto, queridos! Com a melhor das intenções e por estar convicta da sua qualidade, procurei apresentar uma lista diversa e clinicamente versátil. Optei por basear a introdução de cada produto em factos e tentei abster-me de tecer críticas construtivas acerca da fórmula e descrição do produto, procurando ser o mais parcial possível. Não me responsabilizo por possíveis danos causados em associação com o uso de algum dos protetores solares acima referidos. Terei o maior gosto em aconselhar qualquer pessoa que a mim se dirija, mas recomendo vivamente a procura do parecer de um profissional da área da dermatologia antes da aquisição.

Optei por me basear em factos com uma pitada de sarcasmo. Eu sei que a maioria não me conhece – mas deviam! – e que poderá não ser assim tão claro, mas abstenho-me de comentários negativos salvo a inevitabilidade dos mesmos em qualquer avaliação que faça. Pensem como eu: é certo que um produto poderá não ser do vosso agrado, mas com certeza haverá alguém por esse mundo fora que o irá adorar! Daí a importância de me cingir a opiniões informadas e factualmente corretas.

Anúncios

3 thoughts on “30 protetores solares que querem ser vossos amigos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s