#2 My favoritea: Kusmi Tea Algotea, chá de algas.

Tal e qual como um mergulho no oceano Atlântico: cheira intensamente a maresia, é refrescante e revigorante. O chá Algotea da marca Kusmi Tea é definitivamente ALGO! 😉

Muito sinceramente, não sei qual a principal fonte de inspiração utilizada na conceção e desenvolvimento deste chá para além de, obviamente, o mar. Pode beber influências na crescente tendência detox. Afinal, as algas são ricas em nutrientes, nomeadamente diversos minerais e oligoelementos, baixas em calorias e possuem reconhecida capacidade depurativa.

FullSizeRender

Deste modo, atendendo ao facto de se integrar na linha de bem-estar da marca, creio que também vise auxiliar a remineralização do corpo após algumas horas de sauna, um dia no spa ou até a seguir a atividade física moderada. Ir ao spa costuma sair caro; a bebida ideal após atividade física moderada a intensa é composta por hidratos de carbono e, se possível, proteína, sendo que o chá é pobre em ambas. O conceito de sauna aka suar acompanhado  não me atrai minimamente.

Sou, em alguns aspetos, alguém simples: sinto a maresia, ouço as ondas a embater na praia, sinto-me feliz. Não foi a pensar na remineralização do organismo que adquiri o chá Algotea. Foi precisamente o “mercado da saudade”, se bem que essa não me parece ter sido de todo a intenção da marca Kusmi Tea. Este chá faz-me pensar no oceano Atlântico. Este chá lembra-me de Portugal. E de todos os países banhados pelo Atlântico. O segundo maior oceano do planeta Terra, mas o primeiro nos nossos corações!

E, mais uma vez, a marca Kusmi Tea veio, claramente desconhecendo (porque não sou a rainha de Inglaterra, darling), satisfazer este meu desejo oculto por all things Atlantic. É difícil para mim viver numa cidade sem maresia e cujo maior corpo de água é um riacho carinhosamente e dubiosamente chamado de rio. Síndrome de Napoleão much?

Retomando o assunto inicial e deixando os devaneios para outra altura, há sobretudo que saber que a marca Kusmi Tea é de origem russa e atualmente sediada em França, país do bom gosto, produzindo assim como comercializando chás e infusões mundialmente reconhecidos pela sua elevada qualidade.

É tempo, agora, de abrir a embalagem de metal e revelar os segredos de um dos meus chás de eleição para quando a saudade (ou a sede) bate. Não é, na minha opinião, um chá para consumir com adoçante. Bem, isso cabe, na verdade, a cada um decidir, mas, particularmente falando, prezo bastante o sabor original de cada chá e infusão que bebo. Chá verde, menta e algas numa única receita? Nem todos irão gostar. É, resumidamente, um chá para adorar ou não apreciar de todo. Sem meios-termos, verdadeiramente.

FullSizeRender (2)

Ingredientes:

Okay, já chegamos à conclusão que as algas são a estrela da companhia, o que não invalida o importante papel dos restantes ingredientes desta composição.

Chá verde: Graças ao seu sabor por natureza ligeiramente amargo, é uma escolha ideal para acompanhar os restantes ingredientes. Sou a favor do chá verde, hoje e sempre, em qualquer ocasião ou ocasionalmente, a não ser que exista uma intolerância à cafeína. Graças à sua elevada quantidade de antioxidantes e considerável presença de nutrientes, é, sem dúvida, uma mais-valia do ponto de vista nutricional. Chá verde? Always.

Aroma de menta: Estamos habituados à presença da menta nos mais diversos âmbitos do quotidiano. Encontra-se numa abrangente gama de produtos, desde pasta dentífrica, pastilhas elásticas a produtos de higiene. O chá de menta é, também e merecidamente, popular, sobretudo em países como Marrocos. Para além das suas reconhecidas propriedades digestivas, tem inúmeros benefícios adicionais, sendo as suas folhas ricas em componentes que promovem o fortalecimento do sistema imunitário e a saúde oral.

Tratando-se, neste caso, apenas de aroma de menta, não creio que quem beba este chá beneficie das propriedades desta planta. Para tal, recomendo vivamente o consumo de infusões à base de menta.

Mistura de algas marinhas: As algas são alimentos incrivelmente ricos em antioxidantes e nutrientes como vitaminas, minerais ou até ácidos gordos enquanto constituem uma fonte bastante pobre de calorias. Especial atenção deverão ter aqueles que apresentam intolerância ao iodo ou dificuldades do ponto de vista digestivo. Com exceção de algumas espécies, sendo que a alface-do-mar, nori e dulse não se incluem neste grupo, poderá ainda existir a preocupação da presença de radioatividade e metais tóxicos.

Em particular, o Kusmi Tea Algotea contém flocos de nori, flocos de dulse e flocos de alface-do-mar.

FullSizeRender (1)

Modo de preparação recomendado:

A água deverá ferver até atingir uma temperatura ideal de 75 a 80 graus. Para quem vive numa grande cidade, note-se que a presença de calcário na água utilizada para a preparação do chá poderá afetar o sabor do mesmo.

Recomendo a utilização de cerca de quatro gramas de chá seco por chávena. Após colocar a quantidade desejada num infusor de chá ou ter uma saqueta de chá a postos, é importante esperar três a quatro minutos até retirar as folhas de chá.

Passado o tempo recomendado de infusão, o chá deverá apresentar uma coloração algures entre o amarelo e o castanho. Para referência, não é um chá tão claro como chá verde simples, devido à presença das algas nori, dulse e alface-do-mar.

Aroma e sabor:

É como ter o oceano numa chávena. Se, em estado seco, cheira intensamente a menta, a verdade é que, depois de preparado, o sabor das algas marinhas, ligeiramente agridoce, harmoniza com a amargura do chá verde e da menta, criando uma bebida refrescante e capaz de despertar a mente e os sentidos.

Apesar do que a lista de ingredientes poderia antecipar, é a subtileza dos diferentes sabores quem leva a melhor. Os aromas e ingredientes de origem natural permitem lentamente descobrir e desfrutar deste chá: primeiramente, o chá verde, seguido da menta, finalizando com um travo a algas que surpreende pela positiva.

FullSizeRender (3)

A quem poderá agradar:

Peculiar ou popular? Especial. Este chá não é para todos os gostos. Mas quem não se deixar intimidar pelos ingredientes deste chá (sobretudo pelas algas!), poderá ter uma agradável surpresa. É, diria, um chá para quem gosta de consumir esta bebida com relativa regularidade ou aprecia o sabor do chá verde no seu esplendor.

O bónus que esta composição oferece é, sem dúvida, o potencial depurativo e antioxidante das algas. Contendo iodo, poderá contribuir para a obtenção de uma pele normal e para uma função cognitiva normal. Deste modo, poderá agradar particularmente àqueles que se preocupam com questões de saúde e bem-estar, tirando proveito dos benefícios de uma alimentação funcional, e, a nível geral, a muitos amantes de chá.

FullSizeRender_2
Overdose de algas garantida! Espreitem esta receita de pipocas com pimenta e nori. Ideal para acompanhar o chá Algotea. 😉

Onde adquirir: 

Tal como o chá BB Detox, que foi tema no blog há cerca de um mês, também o chá Algotea é comercializado nas lojas físicas da marca Kusmi Tea. Outras hipóteses serão a loja online da marca Kusmi Tea  e também plataformas de comércio online, como, por exemplo, a Amazon. Também já encontrei produtos da marca à venda nas lojas físicas da cadeia de supermercados e hipermercados Continente. Contudo, não sei precisar se este chá, não sendo um dos produtos mais vendidos da marca, se encontrará disponível. Será certamente possível ainda encontrar este produto também em boutiques, lojas físicas e digitais, hipermercados e plataformas de comércio online não referidas neste artigo.

Produtos usados nas imagens acima:

  • Serviço de café (ou chá, no meu caso) com detalhes de cortiça da coleção Alma Gémea, criada no âmbito de uma parceria das marcas Amorim Cork Composites e matceramica. Mais informação aqui.
  • Tigela da marca alemã Butlers ®.

Mais chá? Say no more! Que tal uma mistura depurativa com aroma a toranja? O Kusmi Tea BB Detox não defrauda expetativas.

Adoro chá… E vocês? Qual é o vosso chá preferido? Têm vontade de experimentar o Algotea da Kusmi Tea? C.


Esta publicação não é patrocinada… É tudo bom gosto, queridos! Com a melhor das intenções e por estar convicta da sua qualidade, procurei partilhar vivências, apresentar a minha experiência de uso bem como um esclarecimento sobre este produto. Não me responsabilizo por possíveis danos causados em associação com o uso do produto acima referido. Terei o maior gosto em aconselhar qualquer pessoa que a mim se dirija, mas recomendo vivamente a procura do parecer de um profissional de saúde no caso de possíveis intolerâncias alimentares.

Optei por me basear em factos com uma pitada de sarcasmo. Eu sei que a maioria não me conhece – mas deviam! – e que poderá não ser assim tão claro, mas abstenho-me de comentários negativos salvo a inevitabilidade dos mesmos em qualquer avaliação que faça. Pensem como eu: é certo que o produto poderá não ser do vosso agrado, mas com certeza haverá alguém por esse mundo fora que o irá adorar! Daí a importância de me cingir a opiniões informadas e factualmente corretas.

Anúncios

2 thoughts on “#2 My favoritea: Kusmi Tea Algotea, chá de algas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s